Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Mês da mulher: servidores do MPDFT são capacitados para atender vítimas de violência doméstica

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Terminou nesta sexta-feira, 22 de março, os dois dias da ação de treinamento para capacitar integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal para o melhor atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica. O curso “Aspectos teóricos e práticos do atendimento de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher” foi realizado pelo Núcleo de Gênero do MPDFT.

A iniciativa teve como objetivo desenvolver as competências necessárias para uma intervenção eficiente, com perspectiva de gênero, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Foram abordados temas como gênero, violência de gênero, ciclo da violência, fatores de risco, medidas protetivas, rede de serviços socioassistenciais, atendimento ao público e atendimento de pessoas em crise ou com comprometimento da saúde mental.

A coordenadora do Núcleo de Gênero do MPDFT, promotora de Justiça Mariana Távora, defende que é necessário desmistificar o termo “vítima” para fazer referência à mulher que sofre violência. “A mulher em situação de violência doméstica pode ser qualquer uma, tanto a que é dependente economicamente como a que não é. Precisamos também considerar a existência de violências não visíveis, como a psicológica, que demandam um olhar tão cuidadoso quanto o dirigido para as violências aparentes”, afirma. Além disso, ela justifica que a discussão sobre machismo ainda é essencial: “Do ponto de vista estatístico, quem mais morre dentro da casa, um lugar que deveria ser seguro, é a mulher”.

Entre os capacitadores, o curso contou com os promotores de Justiça Mariana Távora, Liz-Elainne Mendes e Thiago Pierobom; a servidora Izis dos Reis, do setor de Análise Psicossocial; e o servidor do Conselho Nacional do Ministério Público Vladimir Borges.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.