Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Escola do Núcleo Rural Taquara é beneficiada com recursos de medidas alternativas

MPDFT

Menu
<

Novas instalações serão usadas por alunos e pela comunidade

O Centro Educacional Taquara, na área rural de Planaltina, iniciou o ano letivo com motivos para comemorar: nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, foram inaugurados equipamentos de lazer reformados com recursos de medidas alternativas. A quadra poliesportiva e o playground de madeira serão utilizados pelos estudantes e também pela comunidade do núcleo rural. A escola é o único espaço cultural e de prática esportiva na região.

A parceria que permitiu a realização das obras é resultado do trabalho desenvolvido pela 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) e pelo Setor de Medidas Alternativas de Brasília I e Promotorias Especializadas (Sema), no âmbito do “Parceiro de Sucesso”, que tem por objetivo fortalecer a infraestrutura das Escolas Rurais do Paranoá, Sobradinho e Planaltina, por meio da destinação de verbas das medidas alternativas impostas aos autores de crimes ambientais ocorridos nessas áreas. A iniciativa busca, também, incentivar projetos pedagógicos inovadores de caráter ambiental que reforcem os conceitos do desenvolvimento sustentável nas escolas públicas rurais localizadas nessas regiões. No caso do Centro Educacional Taquara, foram aplicados R$ 85 mil na melhoria das instalações.

A promotora de Justiça Cristina Rasia Montenegro, titular da 2ª Prodema, explica que a verba é destinada para projetos em escolas quando a recuperação ambiental não é possível. “A escola rural representa um espaço privilegiado para o exercício da educação ambiental, mas deve ser um lugar seguro e acolhedor”, disse. “A aplicação de medidas alternativas por delitos ambientais em escolas do campo cumpre uma tripla missão: compensa danos irrecuperáveis, aproxima o autor do fato ilícito da sua comunidade e melhora a infraestrutura das escolas rurais. Meio ambiente protegido está sempre junto com educação de qualidade.”

Comemoração

A inauguração das novas instalações foi motivo de festa. Representantes do Ministério Público e da Secretaria de Educação participaram do evento e puderam conhecer os projetos da comunidade para os novos espaços.

Segundo Volemar Ornelas de Araújo, diretor da unidade de ensino, a reforma da quadra era uma demanda antiga. O piso apresentava rachaduras e os únicos equipamentos disponíveis eram traves de futebol sem condições de uso. “Em 2007, eu fui diretor aqui e já tínhamos esse problema. Nosso sonho era ter uma quadra digna, onde os alunos pudessem praticar esportes e, ao mesmo tempo, houvesse espaço para os eventos da comunidade”, explicou.

O Centro Educacional atende estudantes de todas as faixas etárias, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Por isso, também faltavam opções de lazer para os menores. O playground será o espaço onde as crianças de 3 a 10 anos poderão brincar de forma segura em aparelhos adequados a sua idade.

A comunidade está ansiosa para começar a usar os novos equipamentos. A professora de Educação Física Glaziela Maria Borges trabalha na escola há três anos e enfrentava diariamente a falta de estrutura. “A quadra não era poliesportiva e os alunos se machucavam por conta do piso estragado. Agora, poderemos desenvolver vários projetos”, disse. Os estudantes também comemoram. Diel Souza Pereira, do 6º ano, está animado. “Agora vai ser muito melhor”, resumiu.

O secretário de Educação, Júlio Gregório, também participou do evento. Ele elogiou a iniciativa do Ministério Público e afirmou que a parceria é fundamental para as escolas do Distrito Federal. “Essa é uma medida simples, mas representa muito para a comunidade”, concluiu.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.