Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Promotora de Justiça participa de encontro em homenagem a Louis Cruls

Estátua foi erguida na praça São Sebastião, em Planaltina

IMGL1191 600 x 400A promotora de Justiça Cristina Rasia Montenegro, titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), reuniu-se com representantes do Conselho de Cultura e do Conselho de Patrimônio de Planaltina na terça-feira, 4 de dezembro. O encontro serviu para tratar da escultura instalada em homenagem a Louis Ferdinand Cruls, um dos primeiros exploradores do Centro-Oeste.

Aprovada pelos Conselhos de Cultura e do Patrimônio e pela comunidade por meio de consulta pública, a obra foi inaugurada em outubro de 2018 na Praça São Sebastião. Foi viabilizada por meio do projeto “Quadrilátero Cruls”, financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal.

“A estátua em homenagem ao chefe da Missão Cruls contribui tanto para a valorização da história e da memória do Distrito Federal quanto para o desenvolvimento do turismo em Planaltina”, afirmou a promotora de Justiça.

Homenageado

A Missão Cruls foi criada pela Constituição Federal de 1891 e teve como objetivo fazer estudo científico do Centro-Oeste e definir a área que abrigaria a nova capital. No ano seguinte, o presidente da República, Floriano Peixoto, instituiu a Comissão Exploradora do Planalto Central. O grupo era chefiado pelo astrônomo e geógrafo belga Louis Ferdinand Cruls, que deu nome à missão. Assim que a pesquisa foi concluída, uma área em forma de retângulo foi demarcada. Esse desenho deu origem ao primeiro mapa do Distrito Federal.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9604 / 3343-9601 / 3343-6413 / 99303-6173
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.