Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Infância e Juventude: um novo olhar sobre crianças e adolescentes acolhidos

MPDFT

Menu
<

Como tornar a vida de crianças e adolescentes acolhidos mais leve? Como fazer com que eles acreditem que é possível escrever uma nova história? Esse é um dos desafios da Promotoria de Justiça Cível da Infância e da Juventude, que tem buscado melhorar a vida daqueles que estão em abrigos.

Com o projeto-piloto Rede Colaborativa de Acolhimento, o Ministério Público e instituições parceiras têm promovido atividades extracurriculares como yoga, meditação e palestras motivacionais para crianças e adolescentes acolhidos. Uma das missões ministeriais é zelar pelo efetivo respeito aos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, além de prestar atendimento e orientação às entidades governamentais e não governamentais que desenvolvem programas de atendimento.

Na última semana, crianças e adolescentes atendidos por três instituições – Casa da Criança Batuíra (Ceilândia), Casa do Caminho (Taguatinga Norte) e Casa de Ismael (Asa Norte) – tiveram a oportunidade de ouvir a história de vida do brasileiro que figurou na lista latino-americana 2010/2011 de candidatos ao Prêmio Nobel da Paz: Carlos Roberto dos Santos, presidente do Instituto Pró-Menor e suboficial da Aeronáutica. Ele também esteve na Unidade de Internação do Recanto das Emas (Unire).

“O menor que se fez maior”

Intitulada "O menor que se fez maior", a palestra contou um pouco da história de vida de Carlinhos, que passou a infância e a adolescência em orfanatos, 12 no total. Nascido em Cataguases, no interior de Minas Gerais, ele se mudou para o Rio de Janeiro com os pais e o irmão mais novo.

A família morava em um barraco na favela Nova Holanda, em Bonsucesso, quando a sua mãe morreu. O pai entregou os filhos a uma vizinha, dizendo que os buscaria em uma semana, mas nunca cumpriu a promessa. Carlinhos colecionou fugas para usar drogas com os colegas. Mas a sua vida mudou de rumo quando foi aprovado na Escola de Especialistas da Aeronáutica. Hoje, Carlinhos é educador, escritor, militar e palestrante. Saiba mais em: https://www.institutopromenor.org/.

Pró-Menor
Em 1983, fundou o Instituto Pró-menor, na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, em parceria com a Força Aérea Brasileira. O objetivo era desenvolver atividades direcionadas à inclusão social de crianças e jovens por meio de cursos profissionalizantes. Ao longo da década de 1990, a organização ampliou sua ação para 18 estados, com criação de núcleos em bases aéreas, unidades do Exército e da Marinha, postos policiais e do Corpo de Bombeiros. Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.