Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Seminário discute os desafios da escola no combate às violações de direitos de crianças e adolescentes

MPDFT

Menu
<

Cerca de 100 gestores escolares, orientadores, psicólogos e professores da rede de ensino do Guará participaram do seminário "Desafios da gestão escolar no combate às violações de direitos das crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Guará" realizado na última terça-feira, 29 de agosto, na Faculdade Projeção. O encontro teve o objetivo de capacitar profissionais da área de educação para atuar no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes.

A palestra "O protagonismo da educação no enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes", ministrada pela assistente social Luíza Alessandra Pessoa, destacou que a escola e o professor são referências importantes para a criança, não apenas em termos educativos e de socialização, mas também como ponto de apoio para revelar situações de violência. A profissional também falou sobre a importância de os educadores acionarem os órgãos de proteção ao terem ciência da violência sofrida por crianças e adolescentes.

Os membros da Rede Social do Guará realizaram oficinas sobre automutilação (cutting), violência física, violência sexual e negligência. As atividades possibilitaram a construção de um olhar mais aprofundado sobre cada tema, o que favoreceu o rompimento de mitos e preconceitos. Além disso, promoveu o conhecimento das situações de violência no ambiente escolar.

A promotora de Justiça Adriana Sette falou sobre o papel do Ministério Público e a importância de cada órgão no enfrentamento à violação dos direitos da criança e dos adolescentes para que a proteção seja realizada de forma efetiva. A promotora explicou que, caso os profissionais de educação suspeitem da violação de direitos das crianças e dos adolescentes, eles devem acionar os órgãos públicos competentes.

Adriana participou da mesa-redonda "Estratégias de atendimento e encaminhamento das situações de violações de direitos das crianças e adolescentes do Guará", que também contou com a presença da juíza Zoni Ferreira e de representantes do Conselho Tutelar e do Centro Judiciário da Mulher.

Também foram realizadas apresentações dos serviços da Rede Social do Guará: PAV Primavera, Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-Vítima), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Assistência da Prevenção Orientada à violência Doméstica (Provid) e Batalhão Escolar.

O evento foi organizado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com o Centro Judiciário da Mulher, a Coordenação Regional de Ensino do Guará e a Rede Social do Guará, com o apoio da Faculdade Projeção.

Rede Social do Guará
O grupo é composto por representantes de órgãos governamentais, não governamentais e moradores. O objetivo é promover uma atuação mais articulada entre as instituições, apresentar propostas, debater e solucionar as demandas existentes na comunidade do Guará. A rede social também estabelece parcerias entre órgãos públicos e privados para atender as demandas que são apresentadas nas reuniões.

Leia mais

Profissionais de educação serão capacitados para atuar no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.