Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT apresenta resultados de projetos beneficiados com recursos de medidas alternativas

MPDFT

Menu
<

São 32 iniciativas, concluídas ou em andamento, que favorecem a comunidade e promovem a cidadania

A Coordenadoria Executiva de Medidas Alternativas (Cema) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realiza, em 8 de fevereiro, o evento “Nós podemos muito mais – trabalhando em rede com a rede”. O objetivo é apresentar os projetos sociais que vêm sendo beneficiados com recursos de medidas alternativas. O encontro ocorre a partir das 9h, no auditório da sede do MPDFT.

As medidas alternativas substituem a pena privativa de liberdade e são aplicadas em casos de delitos de pequeno ou médio potencial ofensivo na forma de prestação de serviços ou de doação de valores. Para aproveitar as possibilidades que essas medidas oferecem, em maio de 2016, a Cema iniciou uma forma inovadora de acompanhar o seu cumprimento. Os recursos passaram a ser destinados a projetos específicos apresentados pelas instituições parceiras.

“Com esse novo modelo podemos direcionar melhor as prestações de serviços e aprimorar a gestão das prestações pecuniárias, zelando pela transparência das ações realizadas e mantendo a sociedade informada dos resultados alcançados”, explica a promotora de Justiça Hiza Maria Carpina. Atualmente, são 32 projetos em andamento em diversas áreas: infância e juventude, saúde, acessibilidade, educação.

Aposta no futuro

taekwondoO projeto “Alimentando sonhos” oferece, desde 2013, acompanhamento escolar e aulas de taekwondo para crianças e jovens de 4 a 29 anos do Paranoá Parque. O objetivo é, por meio da educação e do esporte, afastá-los da criminalidade.

O professor Cláudio Coelho de Oliveira, idealizador da iniciativa, explica que o projeto não tem sede própria e vive de doações. Por isso, a verba recebida por meio da Cema é fundamental para as atividades da instituição. “Para nós, essas doações são muito importantes. As empresas normalmente não têm interesse em patrocinar projetos pequenos. Hoje, essa é nossa principal fonte de recursos”, afirma.

A instituição já recebeu R$ 7.614,00, além de 45 horas de prestação de serviço. Com o valor, foi possível comprar material de treino e garantir a participação dos jovens em campeonatos. O trabalho tem rendido bons resultados: os alunos conseguiram o primeiro lugar por equipe nos Jogos Abertos do Sesc de 2016, o terceiro lugar por equipe no Open de Taekwondo em Barra do Garças (MT) de 2016 e o segundo lugar por equipe na Copa Centro-Oeste de 2015. Mas, para Cláudio, a maior vitória é a transformação na vida dos jovens que participam do projeto. “A mudança é visível, tanto no desempenho escolar quanto no comportamento deles”, comemora o professor.

Acessibilidade

Há 44 anos, as pessoas com deficiência no Distrito Federal recebem apoio da Associação de Mães, Pais, Amigos e Reabilitadores de Excepcionais (Ampare). A instituição oferece atividades de hidroestimulação, manutenção pedagógica, educação física e oficinas de artes, além de atendimento nas áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia.

Uma das dificuldades enfrentadas no dia a dia de cuidadores e reabilitadores da Ampare é o acesso à piscina da instituição. Como o local não foi projetado para receber pessoas com problemas de locomoção, os alunos precisam, em muitos casos, ser carregados para dentro da piscina.

Para melhorar a rotina dos usuários do espaço, a Ampare apresentou à Cema um projeto de acessibilidade. A ideia era construir um elevador capaz de deslocar os alunos ao longo da piscina e baixá-los na água. O mecanismo é simples: uma cadeira acoplada a um guincho, preso no teto, e a trilhos que permitem o deslocamento.

O projeto foi aprovado e a Ampare recebeu R$ 5 mil para a execução da obra. A coordenadora-geral da instituição, Mirna de Oliveira Bueno, explica que a iniciativa, apesar de simples, tem grande impacto na qualidade do atendimento oferecido. “Vai facilitar muito nosso trabalho, porque ajuda os cuidadores e traz conforto aos assistidos”, diz.

Com o sucesso da parceria, Mirna tem planos de apresentar novos projetos. A intenção é ampliar as atividades de inclusão digital desenvolvidas pela Ampare. “Queremos que mais pessoas se beneficiem com essa iniciativa, e para isso, os recursos direcionados pela Cema serão uma ajuda importante”.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.