Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT realiza formatura da segunda turma do projeto Vivendo e Aprendendo

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

O projeto Vivendo e Aprendendo concluiu a alfabetização de mais uma turma de adultos. A formatura dos cerca de 20 alunos que participaram do projeto ocorreu nesta terça-feira, dia 31, na sede do MPDFT. Dessa vez, o programa foi estendido também aos terceirizados do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. As aulas começaram em setembro de 2015, com a inscrição de mais de 30 interessados. O projeto, que teve início em 2014, tem como objetivo devolver aos terceirizados analfabetos ou semianalfabetos a cidadania ao proporcionar o aprendizado da leitura e da escrita.

Para a formanda Conceição Maria Oliveira, retomar os estudos significou uma forma de buscar um futuro melhor para as filhas. “Antes mal sabia escrever e lia muito pouco. Agora pretendo continuar estudando e dar um bom exemplo para minhas filhas. Quero que elas façam faculdade e tenham uma profissão legal”, disse.

A auxiliar de serviços gerais, Alzira Vieira, de 62 anos, destacou que poder ser alfabetizada durante o horário de trabalho foi um diferencial. “Hoje posso entender uma placa, saber o itinerário de ônibus, ler um livro. Tudo isso é maravilhoso. Foi difícil no começo, mas percebi que, quando a gente quer, é possível conseguir”, explicou.

Em 2014, o projeto formou 33 alunos, de três turmas distintas. A iniciativa ficou entre os vencedores do Prêmio CNMP 2014 na categoria “Comunicação e Relacionamento”. Além das aulas de letramento, os alunos também tiveram lições de matemática e participaram de passeios, como a visita recente ao Memorial JK. Também foram doadas armações de óculos para viabilizar a leitura daqueles que tinham necessidade.

Para a idealizadora do projeto, a promotora de Justiça da Promotoria de Defesa da Educação, Márcia Pereira da Rocha, a iniciativa dá nova perspectiva aos estudantes. “Apesar das longas jornadas de trabalho, das dificuldades com o transporte público, eles venceram essa nova etapa e poderão agora alçar outros voos e conquistar novos objetivos”.

Durante a cerimônia de formatura, a oradora da turma, Wagna Cristina de Souza, homenageou os professores responsáveis pela alfabetização dos alunos. Para ministrar as aulas, promotores e servidores do MPDFT passaram por curso de formação de alfabetizadores, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal. O curso foi realizado em julho de 2014 e capacitou 32 pessoas. A segunda edição do projeto contou com a participação de oito alfabetizadoras, uma delas foi escolhida para ser a paraninfa dos formandos, a promotora de Justiça Sandra Julião.

O procurador-geral de Justiça, Leonardo Bessa, também participou da solenidade e destacou a importância do projeto para a Instituição. “O MPDFT, além de exercer suas funções jurisdicionais, também é responsável por inúmeras iniciativas sociais. Este projeto, criado no âmbito do Proeduc ainda durante a gestão a procuradora de Justiça Eunice Carvalhido, é um dos mais nobres, por resgatar a cidadania e proporcionar a inclusão dessas pessoas em um mundo cada vez mais tecnológico, em que saber ler e escrever é fundamental”, destacou.

Também estiveram presentes na formatura, a promotora de Justiça da Proeduc Cátia Gisele Martins Vergara, o juiz do TJDFT Gilmar Tadeu Soriano e o secretário de Educação adjunto Clóvis Lúcio da Fonceca, entre outros. Veja mais sobre o projeto aqui

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

 

;

 

 

.: voltar :.