Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Deboche

MPDFT

Menu
<

Ivaldo Lemos Junior
Promotor de Justiça do MPDFT

O estádio de futebol em peso insulta um jogador adversário ou o árbitro da partida aos gritos de “bicha” ou “veado”. Tais adjetivos claramente menosprezam aspectos das pessoas a quem se referem e têm por objetivo diminuir o sujeito a quem a manifestação é dirigida.

Convenhamos, isso precisa acabar. Homossexuais não podem ser objeto de escárnio público, de zombaria gratuita. Ninguém merece sê-lo, não há ganho aqui. Talvez um dia as pessoas se envergonhem disso, a exemplo do declínio das piadas com negros, deficientes físicos, ébrios e drogados, os dois últimos hoje percebidos como doentes e não como malandros a serem apontados na rua e ridicularizados. As piadas que envolvem judeus tocam em pontos que não doem, como o argentarismo ou a famosa mãe judia. Mas debochar dos fornos crematórios é de um mau gosto inaceitável.

É improvável que paradas gays consigam modificar esse quadro. Elas dificilmente consolidarão o respeito de quem não sente repugnância pela conduta homossexual, dadas algumas das qualidades mais exemplares do ser humano como um todo, como a sobriedade, a disciplina, o respeito por símbolos religiosos alheios, a discrição. Muitos homossexuais são reservados e não querem falar sobre o assunto abertamente e não podem ser constrangidos a transformar suas intimidades em matéria de debate, em bandeira política. Aliás, a conduta homossexual, em si, nada tem meritória. Ela pode ser expressão de um prazer, uma delícia que diz respeito estritamente a seu titular.

A substância heterossexual tampouco é meritória em si. Nem toda relação entre homem e mulher é acolhida com simpatia. Poucas pessoas se relacionariam socialmente com um casal formado por um avô de 71 anos e sua neta de 19. Não acreditem quando dizem que desejos são fontes de direitos, pela simples razão de que estes são limitados e aqueles são infinitos.

Jornal de Brasília - 3/7/2019

Todos os textos disponibilizados neste espaço são autorais e foram publicados em jornais e revistas. Eles são a livre manifestação de pensamento de seus autores e não refletem, necessariamente, o posicionamento da instituição.

.: voltar :.