Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - A galinha

MPDFT

Menu
<

Ivaldo Lemos Junior
Promotor de Justiça do MPDFT

Mitocôndrias são organelas complexas presentes em células eucariontes, cuja função é contribuir para a respiração celular, produzindo a maior parte de sua energia. Olha quanta informação em poucas linhas. A primeira coisa a esclarecer é a palavra-chave da definição, ' organela ', e verificar se todas as organelas são complexas ou se nem todas. Em seguida, apurar o que seriam 'células eucariontes' e aprofundar o que mais, além das mitocôndrias, contribui para a respiração celular ,o quem ais produz energia (já que a mitocôndria produz 'a maior parte', não tudo; será que outras organelas entrariam na jogada?) e se a mitocôndria faz mais alguma coisa. Por fim, verificar, além da mitocôndria, o que mais existe nas células (eucarióticas ou de outros tipos), em termos de organelas, complexas ou não, para compreender o funcionamento celular como um todo. 


Em pouco tempo você estará tropeçando em palavras como carioteca, vacúolos, cloroplastos, ribossomos, ciclo de Krebs e muitas outras fascinantes do ponto de vista científico e, se me permitem, vernacular. Estudar mitocôndria é muito mais do que estudar mitocôndria, porque um assunto vai puxando outro e ela acaba não passando de um arbusto dentro de uma floresta. Estudar mitocôndria é um pretexto para se compreender o que você é, em razão dos bilhões de mitocôndrias que existem dentro de você mesmo, funcionando silenciosamente neste exato momento. 

Mas tudo isso é apenas uma parte da história. O estudo da biologia não consiste apenas em saber o que você é, mas sobretudo, o que você não é, já que você é um exemplar de uma espécie dentre muitíssimos outros exemplares e espécies. Ora, outros animais também têm mitocôndrias. Até vegetais as têm. Não é a mitocôndria a galinha que o cínico Diógenes depenou para provocar Platão.

Jornal de Brasília - 13/3/2019

Todos os textos disponibilizados neste espaço são autorais e foram publicados em jornais e revistas. Eles são a livre manifestação de pensamento de seus autores e não refletem, necessariamente, o posicionamento da instituição.

.: voltar :.