Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Educação pela vida: MPDFT fala sobre corrupção para mais de 17 mil alunos de escolas públicas do DF

foto19Furar fila, colar na prova, falsificar assinaturas dos pais e contar mentiras. Esses são pequenos atos de corrupção que muitas vezes passam desapercebidos no dia a dia. Refletir sobre os comportamentos cotidianos para a construção de uma identidade cultural coletiva norteada pela ética é um dos objetivos da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, que foi apresentada para mais de 17 mil estudantes, no período de 9 a 13 de maio, durante a Semana de Educação para a Vida.

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) participou da iniciativa com palestras sobre o combate à corrupção. Para o promotor de Justiça Paulo Quintela, esse tipo de ação é muito importante para prevenir o fenômeno da corrupção. “É imprescindível uma mudança cultural, que somente será possível por meio da educação. Nesse sentido, a aproximação do Ministério Público com o ambiente escolar pode trazer resultados úteis à sociedade", destacou.

A ouvidora da instituição, promotora de Justiça Rose Meire Cyrillo, realizou duas palestras no Centro Educacional 1 do Riacho Fundo e destacou a importância de a comunidade conhecer a atuação do Ministério Público. “É preciso desconstruir essa imagem de que a instituição é só o promotor criminal que acusa e condena, a sociedade precisa conhecer a face que trabalha com a defesa dos direitos fundamentais. Esse conhecimento fortalece o protagonismo dos jovens”, explicou.

IMG okPara Jéssica Silva, aluna do 3º ano do CED 1 do Riacho Fundo, o conteúdo da palestra é essencial. “As pessoas fazem as coisas sem pensar nas consequências, muitas vezes influenciadas pelas companhias. A educação deveria vir de casa, mas a palestra é uma boa maneira de educar quando isso não acontece”, afirmou.

Foram mais de 90 palestras em 48 escolas de 14 regiões administrativas do DF. O sucesso da ação é resultado da mobilização de mais de 50 voluntários, entre promotores de Justiça e servidores do MPDFT, que se engajaram nessa proposta de combate à corrupção, que é umas prioridades do Ministério Público brasileiro na busca de um país melhor e mais justo.

Depoimentos

“Eu me interessei pelo projeto por sempre ter vontade de participar da área de educação de jovens e crianças e transmitir bons conhecimentos. Além disso, é uma forma de modificar, por meio das futuras gerações, a cultura de corrupção existente no Brasil. Fico feliz em contribuir pela causa e por cumprir meu papel como cidadã e servidora pública por um Brasil melhor.”

Patrícia de Albuquerque – secretária-executiva da Promotoria de Justiça de Brasília II

“Eu acredito que não basta a gente tentar resolver a corrupção pela Justiça, nós temos de capacitar nossas crianças para que elas sejam protagonistas da garantia de seus próprios direitos. Nós conseguimos fazer isso por meio da formação da ética e da cidadania, vacinando nossa sociedade contra a corrupção.”
Luciana Asper – promotora de Justiça e coordenadora da campanha 10 Medidas Contra a Corrupção no MPDFT

“Fiz quatro palestras. Fiquei muito feliz, pois duas professoras ficaram de continuar trabalhando nosso material com os alunos. Mais multiplicadores. Alegria total.”

Elisabeth Barbosa – servidora do Setor de Controle e Acompanhamento de Medidas Alternativas de Sobradinho

“Fiz uma palestra no CEF 4 do Gama, escola pública onde estudei, e foi uma emoção enorme. Tive a oportunidade de conversar com os alunos e motivá-los, alertando-os que as oportunidades somos nós mesmos que criamos, basta fazermos as escolhas certas. Professores e alunos foram bastante receptivos e, ao final, elogiaram a iniciativa agradecendo por nossa presença.”

Gilberto Teles – promotor de Justiça do Tribunal do Júri de Ceilândia

 Leia mais

Confira a participação do MPDFT na Semana de Educação para a Vida

MPDFT leva campanha de combate à corrupção às escolas do DF

Educação para a Vida: Ministério Público fala sobre corrupção nas escolas públicas do DF

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9604 / 3343-9601 / 3343-6413 / 99303-6173
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

 

.: voltar :.