Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Campanha de doação de órgãos

MPDFT

Menu
<

27 de setembro: Dia Nacional da Doação de Órgãos. Imagem de pessoas diversas fazendo sinal de joia com as mãos.Em celebração ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, 27 de setembro, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lança campanha de esclarecimento e conscientização sobre o tema. O objetivo é sensibilizar o público a respeito da longa fila de espera, de milhares de pacientes, e também informar as pessoas como proceder para ser um doador.

Mais de 60 mil pessoas no Brasil estão na lista de espera por transplante de órgão e um único doador pode salvar a vida de mais de 10 pessoas. Quando a doação é autorizada, os órgãos e córneas vão para pessoas que aguardam em uma lista de espera única, com pacientes do SUS e da rede privada. A posição na lista obedece a critérios claros, como compatibilidade entre doador e receptor, gravidade da doença e tempo de espera. 

Cono ser um doador de órgãos?

Não é necessário deixar nada por escrito e nem registrar em cartório, mas você deve manifestar sua intenção aos familiares. A campanha esclarece que é possível fazer algumas doações ainda em vida e, principalmente, reforça a obrigatoriedade de autorização dos familiares para que a doação possa ocorrer após o falecimento. Por isso, é tão importante que, se a pessoa tenha interesse em beneficiar outras doando seus órgãos, deixe sua família saber de seu desejo.

O papel do MPDFT

No MPDFT, a Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-vida) fiscaliza os sistemas de doação e transplantes de órgãos e trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância de se declarar doador. Para entrar em contato com a Pró-Vida, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefone para 3343-9609 / 3343-9599.

Acompanhe a campanha em nossas redes sociais, compartilhe conhecimento e ajude a salvar vidas.

Saiba mais

Cards para redes sociais

.: voltar :.